Tags

, , , , , , ,

Todo mundo sabe do que se tratam os projetos SOPA, PIPA, DMCA e ACTA, que são medidas pra tentar controlar a pirataria, a distribuição de informações e tudo o que envolve direitos autorais e propriedade intelectual. Existem muitas – mu-uitas – questões que envolvem a propriedade intelectual, que não se refere apenas às músicas, filmes e seriados que tanto gostamos de baixar, às fotos com as quais fazemos montagens, os vídeos que postamos no Youtube essas coisas que estão tão ao nosso alcance. Essas medidas não apenas tiram a sua liberdade de expressão e de compartilhamento de arquivos. Se essas medidas forem efetivadas, não poder mais baixar o último CD da sua banda preferidae nem assistir de graça o filme que acabou de sair no cinema serão os menores dos seus problemas.

Eu não vou entrar em detalhes aqui, até porque não é da minha ossada. Pra se ter uma ideia da dimensão da lei de propriedade intelectual e do que ela afeta – e consequentemente será afetado por esses atos todos, eu recomendo um documentário chamado RIP: A Remix Manifesto. Eu assisti esse documentário no Canal Multishow há algum tempo e não tenho tempo de procurar algum link funcionando pra baixar, pra que eu possa disponibilizar aqui, então não sejam preguiçosos e procurem enquanto é tempo.

O documentário de Brett Gaylor mostra os problemas que existem na atual lei de copyright, que vai desde os motivos pelas quais ela existe em primeiro lugar e porque hoje ela é como é, até o porquê essa lei não cabe mais à realidade. Recomendadíssimo, esse documentário mostra como o direito do autor virou um indústria injusta.

Sem mais, é claro que os atos SOPA, PIPA, DMCA e ACTA vão muito além do que é abordado pelo documentário, mas é aí que tudo começa.

